segunda-feira, 14 de março de 2011

Incerto


Gostaria de agradecer à Graci Fochi, por apresentar-me um livro que agora está na lista d livros para comprar. Apresentar-me especialmente um trecho do livro que me fez pensar, pensar, pensar e não chegar à conclusão nenhuma.

Esse poema não dos melhores, mas reflete um pouco do que o trecho de “A insustentável leveza do ser”.

Transcrevo aqui o trecho para que possam vocês também tirar suas conclusões:

"(...)Não existe meio de verificar qual é a boa decisão, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez, sem preparação. Como se o ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio já é a própria vida? É isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço. No entanto, mesmo "esboço" não é a palavra certa porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é esboço de nada, é um esboço sem quadro(...)"

Eis o poema feito em: 14/03/11

Incerto

Acordo e estou viva

Viva de modo incerto

Pois há dúvida...

Eu realmente acordei?

Esses raios dourados são reais?

Ou são algo que num

Sonho distante enxerguei?

Essa camada cinza no céu,

Trará chuva outra vez?

Tudo é tão novo

Mas não tão estranho assim

Começou sem pré-estréia

E não sabemos o fim

Vivo de modo incerto

Quem possui muitas certezas

Está um pouco iludido

Vivo de modo incerto

Habito um mundo corrompido

Vivo de modo incerto

Convivo com humanos!

Há algo mais incerto que nós?

Eu vivi o “antes”, mas o agora

já é o “depois”?

Vivo nessa infinita novidade

E de todos os medos já esqueci

Pois se eu errar, eu acertei

Se eu acertar, eu venci.

Recordei-me agora de uma frase de Proust: “A realidade só se firma na memória. As flores que me apresentam hoje, não parecem verdadeiramente flores.”

Recomendo a todos que querem ter uma visão mais ampla do significado da morte e vida de um ser humano, a assistir “Ao entardecer” no inglês “Evening”.

Um comentário:

  1. T.X.R: noossssa ... estou muito feliz que a passagem do livro te tocou e moveu no sentido de escrever sobre, adorei ter lhe conhecido e estou sentindo muito que não serás mais minha colega de dança, mas precisas conhecer meus gatos e te espero na minha casa....

    ResponderExcluir